Submissão de artigos


Guia para submissão dos artigos  
Segue abaixo as especificações técnicas para produção dos artigos referentes aos resumos apresentados e aprovados pela comissão científica.
Está previsto que os anais do IV Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses serão publicados no formato digital, com possível publicação impressa.

Os artigos devem ser apresentados no formato de arquivo de Word (.doc, .docx ou .odt), indicado pelo título do artigo, sem identificação, a ser destinada para parecerista (s). Sua publicação está sujeita ao cumprimento das especificações técnicas e aval do(a) parecerista.
Colocar no corpo do email: nome completo, instituição de estudo, titulação.
Devem ser enviados ao endereço eletrônico epgjcejap@gmail.com. O depósito do trabalho terá validade após a confirmação de recebimento da Comissão Organizadora, lembrando que a data limite de entrega é 28 de maio de 2017.

Formatação do texto

1.      Todo artigo deve ter no mínimo 6 páginas e no máximo 10 páginas, tamanho A4.

2.      Layout da página e espaçamento:  Tamanho A4, margem normal, fonte Times New Roman, 12 pt e espaçamento 1,5 entrelinhas.

3.      Título e identificação: O título deve estar em negrito, em caixa alta e alinhado à esquerda da margem. Recomenda-se que ele não ultrapasse duas linhas.

4.      Resumo acompanhado de cinco palavras-chave. Deve deixar espaço de duas linhas entre o nome e o resumo.

5.      Subtítulos: os subtítulos devem estar destacados em negrito e ter numeração sequencial a partir de 1 (um), seguida por ponto.

6.      Citações: devem aparecer no corpo do texto, indicando o sobrenome do autor, a data da publicação e a(s) página(s) citada(s), entre parênteses.

No caso de diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano, o dado diferencial será uma letra após a data (por ex.: SANTOS, 2011a; 2011b).
citações com até 3 (três) linhas devem vir no corpo do texto, entre aspas, as que excederem 3 (três) linhas devem deixar espaço de uma linha antes e depois da citação, com recuo de 4cm, alinhadas à direita. Fonte 10pt e espaçamento simples.

7.      Referências: As obras citadas no corpo do texto devem constar obrigatoriamente da bibliografia no final do artigo, com dados bibliográficos completos, como segue:

no caso de livros: SOBRENOME, Prenome do Autor (por extenso). Título do Livro: subtítulo (sem negrito). Edição. Local de publicação (cidade): editora, ano de publicação. Série, número da série, se houver.

Ex.: SANTOS, Alberto. Língua Japonesa: traduções. 1ª. ed. São Paulo: Saraiva, 1920.

no caso de artigos de revistas: SOBRENOME, Prenome do Autor (por extenso). Título do Artigo. Título do Periódico, Local de Publicação (cidade), volume, número, páginas inicial-final, mês e ano.
Ex.: SAVIANI, Demerval. A Universidade e a Problemática da Educação e Cultura. Educação Brasileira, Brasília, v.1, n.3, p. 35-58, maio/agosto, 1979.

no caso de artigos de coletâneas: SOBRENOME, Prenome do Autor (por extenso). Título do Artigo. In: SOBRENOME, Nome do organizador. Título da Coletânea. Edição. Local de Publicação: Editora, Data. Capítulo, página do capítulo.

Ex.: CUNHA, Alves. Ações para deter o desmatamento. In: GOUVEIA, Cristine (org.). Ecologia Mundial. 2ª. ed. São Paulo: Ed. Crescer, 1999. Capítulo 13, p. 179-185.

8.      Notas de  rodapé e legendas devem estar com fonte 10pt e espaçamento simples.

9.      Termos e nomes japoneses: a romanização dos termos japoneses deve seguir as regras do Sistema Hepburn. As vogais longas devem ser indicadas por meio do acento circunflexo (ex. â, ô, û). Para maior clareza, uma apóstrofe deve ser empregada para grafar a separação das sílabas nas palavras do tipo shin’yô ou Man’yôshû. Os kanji podem ser utilizados desde que acompanhados por sua correspondente em letras romanas e os nomes próprios devem seguir a seqüência sobrenome e nome, conforme o sistema japonês. Ex.: 万葉集 (Man’yôshû); Natsume Sôseki.

10.  Ilustrações: devem ser colocadas no corpo do texto, com as respectivas legendas e acrescidas de citação da fonte, caso não sejam originais do trabalho. As ilustrações devem ser utilizadas quando indispensáveis para o entendimento do texto, pedindo-se que fotos, mapas, gráficos ou tabelas tenham boa resolução visual, de forma a permitir uma reprodução de qualidade.


 Nos demais casos não especificados, a padronização deve seguir as Normas da ABNT. A desconsideração das normas implicará devolução dos artigos.


Nenhum comentário: